domingo, 15 de julho de 2012

DICAS PARA DECORAÇÃO DA CASA:

“Veja a seguir uma lista de 18 atitudes para você adotar na sua rotina doméstica. Confira!!!

Cozinha
1 – Lave as louças assim que terminar de usar a cozinha
“Não deixe que elas se acumulem na pia, além de um visual nada agradável, não é nada higiênico. Louças que ficam alguns dias na pia dão mau cheiro. Outro hábito legal é ir cozinhando e lavando algumas louças, pois quando você terminar de cozinhar, não terá tanta louça para lavar.”
 
2 – Limpe já
“Derramou algo na bancada ou no chão da cozinha, haja rápido e limpe imediatamente, assim você evita que a sujidade grude na superfície e manche-a, isso facilita o processo de limpeza.”
 
3 – Limpe o fogão com freqüência
“Quando você deixa a gordura por muito tempo sob o fogão, ela forma uma crosta muito difícil de sair, fazendo com que você tenha que recorrer a produtos de limpeza mais agressivos. Além disso, gorduras acumuladas e produtos de limpeza irão diminuir muito a durabilidade do eletrodoméstico.”
 
4 – Programe-se para a faxina
“Se você não tem tempo para faxinar a cozinha toda de uma vez, programe-se e divida as tarefas durante a semana. Você pode limpar a geladeira num dia, lavar os azulejos em outro, até concluir toda a limpeza do local.”
 
5 – Deixe uma lista de compras na despensa
“Quando você controla a quantidade de itens que está na sua despensa, você evita ser surpreendido com a falta de alimentos e também evita a compra de itens de última hora e compras desnecessárias.”
 
6 – Layout funcional
“Agrupe os itens de acordo com a sua utilização. Os alimentos e utensílios utilizados no café da manhã devem ficar no armário próximo à mesa do café, as panelas e itens utilizados para cozinhar devem ficam nas prateleiras e gavetas próximas ao fogão.”
 
7 – Cuidado com a bancada
“Se você acha que deixar todos os eletrodomésticos sobre a bancada vai facilitar seu dia a dia, está enganada, eles poluem o visual da sua cozinha e “engolem” espaço que poderia ser aproveitado de outra maneira. Só deixe na bancada os itens utilizados diariamente.”
 
Sala
8 – Cada coisa em seu lugar
“Evite deixar os itens espalhados pela sala. Para facilitar sua rotina, crie locais de armazenamento para os itens utilizados. Coloque todos os controles remoto num porta-controles ou numa bandeja numa mesinha ao lado do sofá, por exemplo. O mesmo pode ser utilizado para os CD’s, DVD’s, livros e revistas. Com um lugar para cada coisa todos sabem onde encontrar e guardar cada um dos itens.”
Sugestão… deixe sua sala organizada e charmosa com porta-controles artesanais…

9 – Cuidado com as almofadas
“Terminou de ver TV, arrume as almofadas sobre o sofá. Além de um visual mais bonito, você evita que elas se sujem mais rapidamente. Não se esqueça de programar a troca das capas das almofadas para a lavagem.”
 
10 – Extermine a poeira
“Programe-se para liquidar com a poeira. Aspire o sofá, as almofadas, as cortinas e os tapetes pelo menos 1 vez por semana. Passe um pano úmido no chão e nos móveis. As cortinas devem ser lavadas de seis em seis meses, contrate uma empresa especializada caso não tenha condições de você mesma fazer a lavagem.”
 
Quarto
11 – Arrume a cama
“Nunca saia do quarto sem arrumar sua cama, o simples fato de arrumar a cama já deixa o quarto com uma aparência mais organizada.”
 
12 – Ordem no guarda roupa, já!
“Se for experimentar uma peça e decidir não usá-la, dobre-a e coloque-a no seu lugar, assim você evita um amontoado de roupas num canto do guarda roupa. Para minimizar este problema, você pode pendurar uma peça por cabide e na hora de escolher a roupa é só retirar o cabide com a peça e posicioná-la na frente do corpo sem retirá-la do cabide. Assim, se não for usar a roupa é só pendura-la rapidamente no lugar.”
 
13 – Roupas íntimas sob controle
“As colmeias organizadoras são peças chaves na organização das roupas íntimas, elas deixam a gaveta visualmente mais bonita e organizada, é um item que vale a pena ser adquirido.”
 
14 – Troque a roupa de cama
“No mínimo 1 vez por semana coloque a roupa de cama para ser lavada.“
 
Banheiro
15 – Aproveite o banho para limpar
“Ao final do banho, aproveite para lavar e enxaguar o vidro do box, você evita manchas e deixa tudo limpo para o dia seguinte. Se tiver cortina plástica, lave-as uma vez por semana para evitar que fiquem com bolor.”
 
16 – Faxina
“Pelo menos uma vez por semana dê uma geral no banheiro. Limpe rejuntes, piso, parede e louças.”
 
17 – Facilite o começo do seu dia
“Faça um cestinho com tudo que utiliza pela manhã, assim você retira o cesto, se arruma e depois só colocar o cesto de volta no armário, desta forma você minimiza a bagunça sobre a bancada. Rápido e simples.”
 
18 – Limpe rapidamente
“Deixe alguns produtos de limpeza no banheiro para que você possa limpá-lo rapidamente. Coloque desinfetante no sanitário, seque a pia e passe um produto bactericida nas louças, isso não vai levar nem dois minutinhos.”
 
São 18 hábitos que você pode passar a aplicar no seu dia a dia.  Sua gestão da organização doméstica pode melhorar, e muito!
Fonte: www.decoracaodacasa.com